Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

Sargento Pimenta toca as músicas dos Beatles em ritmos brasileiros no Bloco Enganadé


Bloco do Sargento Pimenta. Foto: Divulgação
Em sua terceira edição, o Bloco Cansei de Ser Enganadé acontece neste sábado (19), desta vez no Baile Perfumado. Mas o local não será a única novidade do evento. Pela primeira vez no Recife, o Bloco Sargento Pimenta, conhecido por só tocar músicas dos Beatles em percussão, será a principal atração. Além do grupo de fora especial, outras duas bandas já conhecidos pelos foliões recifenses vão tocar, Victor Camarote e Banda Arquibancada e D’Breck.

O Bloco do Sargento Pimenta é um projeto idealizado para unir dois mundos: a música dos Beatles e os ritmos brasileiros. No repertório, os recifenses vão conferir Sgt. Peppers em ritmo de maracatu, I wanna hold your hand em samba-enredo, A Hard Day’s Night funkeado, Hey Jude em ciranda e All My Loving, que virou marchinha, entre outras releituras dos clássicos do Quarteto de Liverpool.


Em sua estreia, no carnaval de 2011, o grupo levou milhares de pessoas às ruas de Botafogo, no Rio de Janeiro, e foi aclamado como o melhor bloco do ano pelo voto popular, em concurso promovido pelo jornal O Globo. A idéia surgiu em 2010, quando um grupo de nove amigos - fanáticos por Beatles e por carnaval – decidiu fundar seu próprio bloco. Engenheiros, advogados, médicos, publicitários e jornalistas, eles não tinham relação profissional com a música, mas acreditavam que, com paixão e dedicação, era possível transformar o sonho em realidade. Como parte da proposta era atualizar a obra dos Fab Four, convidaram um talentoso time de quatro músicos para cuidar dos arranjos e da direção musical. 

Enquanto as canções ganhavam as primeiras versões anglo-tupiniquins, amigos e familiares eram convocados a receber a insígnia de Ritmista do Sargento sob a baqueta do método de Educação Musical O Passo. Ao longo de ensaios semanais o conjunto evoluiu, em número e qualidade, até a formação que debutou no tradicional festival de rua.  Hoje, os Pimentas – como se chamam carinhosamente os membros do grupo – são mais de 70, de 20 a 60 anos divididos entre a banda - com duas guitarras, baixo, cavaquinho, sopros e vocais - e a bateria, composta por surdos, caixas, repiques, tamborins, agogôs e pandeirolas. No formato pocket, se apresentam com a banda completa e os 16 instrutores d’O Passo distribuídos harmonicamente na percussão.

O Bloco do Sargento Pimenta já conta em sua trajetória, além dos desfiles de Carnaval para um público estimado de 100 mil pessoas, apresentações no Réveillon da praia de Copacabana, na festa de recepção do príncipe Harry no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, em comemoração do jubileu da rainha Elizabeth 2ª e sua primeira turnê pela Europa, em Julho/Agosto de 2012, incluindo apresentações comemorativas em eventos olímpicos em Londres.

Mas o samba não será o único ritmo do Bloco Enganadé. Victor Camarote e Banda Arquibancada prova que o brega é o ritmo do momento e também leva seu som para o Enganadé. No som, vai fazer releituras de grandes clássicos do brega, sem deixar de fora, claro, os sucessos do momento. Victor vai cantar Garçom e A raposa e as uvas, de Reginaldo Rossi, Sarado de você e Califa, ambas do Conde do Brega, Perdoa-me ePerdidos, de Kelvis Duran, e os sucessos Novo namorado, da banda Musa do Calypso e A casa caiu de Kitara, dois fenômenos do ritmo atualmente.

Quem também vai passar pelo Cansei de Ser Enganadé são os meninos do D’Breck, já conhecidos dos foliões, pois todo ano antes do carnaval o grupo faz um ‘arrastão’ nas ladeiras de Olinda, que atrai multidões. 

Histórico - “Cansei de ser Enganadé” surgiu a partir da insatisfação de muitos jovens em relação às festas da cidade, que não disponibilizavam osserviços com a demanda necessária para atender todo o público presente nestas baladas. Pedro Toscano, um dos produtores, conta que a intenção damarca é proporcionar a boa qualidade do evento durante toda a festa. “Tudo começou num réveillon, que deu muito certo e nos fez perceber que poderíamos ir além, comemorando as festividades culturais do ano", diz o produtor.          
 
Serviço:
Bloco Cansei de Ser Enganadé 2013
Baile Perfumado, 19/01, a partir das 18h

Endereço: Rua Carlos Gomes, 390 ao lado do Jockey Club (antigo Cavalo Dourado)
Ingressos: R$ 60 e Espaço Hi R$ 80
Pontos de Venda: ADD, Avesso, Forum, Go Temakeria e
Mais informações : 3040.8888

Post a Comment

0 Comments